Antes de fazer uma reforma, seja ela em qualquer cômodo da casa. É preciso verificar as instalações hidráulicas.
Não deixe para verificar somente ao final da reforma, pois no decorrer da mesma, algum cano pode ser furado ou quebrado, entre outras ocorrências. Quando construindo deixe para resolver essa etapa mais para o final da construção, depois que todas as paredes estiverem erguidas.
Instalações hidráulicas
A instalação hidráulica não se resume a um único sistema, mas sim a um conjunto de instalações em uma construção que trabalham promovendo o transporte, armazenamento, captação e escoamento de fluidos. Esses fluidos podem ser a água da caixa d’agua, água de abastecimento de rede pública, esgoto ou da chuva.
Existem vários tipos de tubos usados na instalação hidráulica, pois eles variam de acordo com o tipo de instalação: de água fria, água quente, esgoto, armazenamento ou redes pluviais.
Para escolher o tubo correto, deve ser considerado o tipo de material que passará por ele, entendendo a variação no fluxo de fluídos, temperatura etc.
Entre os tubos mais indicados estão:
- Tubos PVC: os tubos e conexões em PVC são os mais comuns em instalações residenciais e são utilizados em instalação de água fria. Apresentam temperatura de trabalho a 20ºC e se dividem em tipos de PVC soldável e roscável;
- Tubos CPVC: são materiais de alta resistência mecânica, usadas para instalações de água quente e fria, pois suportam temperaturas de 70ºc a 80ºC;
- Tubo PEX: o tubo PEX é um tipo de mangueira específica usada para ligar um módulo de distribuição de água fria ou água quente, com temperatura de trabalho de 70ºC. Por ser um tubo para conexões metálicas do tipo deslizante é a opção mais usada em paredes com sistema Drywall;
- Tubo PPR: são tubos indicados para água quente e dispensam isolamento térmico. Eles suportam temperaturas elevadas, de 70ºC até 95°C. A fusão dos tubos e conexões PPR se dá por termofusão (260ºC), formando uma tubulação única e prevenindo vazamentos;
- PVC para rede de esgoto: são tubos de PVC específicos para a rede de esgoto, com diâmetro e resistência adequada para esse escoamento. Se divide em dois tipos, que são a série normal (tubo branco) e reforçada (tubo cinza claro).
A instalação hidráulica parece um processo muito difícil, mas conhecendo o passo a passo percebemos que não é nada de outro mundo. Contudo, a importância dessa etapa é uma das maiores de uma construção.
O custo total da instalação hidráulica não é o maior da obra, mas erros nesse processo ordem gerar os maiores prejuízos no bolso do cliente futuramente.
Refazer é sempre mais custoso e trabalhoso do que o zelo pelo processo bem feito. Por isso, conte com um projeto hidráulico feito por especialistas e mão de obra especializada para a execução.
Abasteça seu estoque e tenha produtos à disposição em sua loja!
Entre em contato conosco https://angelisatacado.com.br/contato/